Organizado pelo Laboratório Hacker, o segundo Hackathon (Maratona Hacker) da Câmara foi realizado em novembro de 2014 e teve o apoio da Secretaria da Mulher e do Banco Mundial. Com o tema Gênero e Cidadania, foram apresentadas 165 inscrições e 75 projetos. Desse total, selecionados 46 candidatos e 19 projetos para serem desenvolvidos durante uma semana em Brasília.
O evento reuniu programadores, inventores, especialistas, ativistas em causas de gênero e cidadãos interessados em contribuir para o desenvolvimento de soluções digitais e aplicativos cívicos para ajudar a sociedade brasileira a lidar com questões cotidianas. Os participantes abordaram temáticas como a fiscalização de políticas públicas voltadas para gênero, denúncias de violência contra a mulher, participação política e representatividade por gênero, entre outros.
Vencedores
Dentre os 8 projetos desenvolvidos na trilha Violência Contra a Mulher, foi escolhido o aplicativo Minha Voz, que, além de mapear os serviços públicos disponibilizados às mulheres vítimas de violência, proporciona um espaço para depoimentos, compartilhamento de experiências e incentivo à denúncia.
Já na trilha Políticas de Gênero Relacionadas à Participação, Representatividade e Transparência, foram apresentados 11 projetos. O vencedor foi o Dona Maria, que busca conscientizar a sociedade das desigualdades de gênero no processo eleitoral, inclusive no financiamento de campanhas, promovendo uma rede de apoio a candidaturas de mulheres.
Acompanhe os bastidores do projeto vencedor em vídeo do Banco Mundial
Veja o 2° hackathon da Câmara na base Lattino
Saiba mais: Primeiro Hackathon Legislativo Global